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As estradas de Lisboa, Porto e Portimão são passerelle de eleição para o DS 3 CROSSBACK atrair todos os olhares à sua passagem. O design arrojado, as cores vivas e o elevado requinte são argumentos que não deixam ninguém indiferente.
Conhece o maior postal ilustrado da Invicta? Uma dica: não se encontra num único local, mas em vários, espalhados por toda a cidade. Venha descobri-los a bordo do DS 3 Crossback, o SUV urbano.
No Porto, existem seis pontes a atravessar o Douro. Mesmo sem contar com a ponte de D. Maria Pia e com a de São João, exclusivamente ferroviárias, pode sempre optar por uma de quatro para entrar na cidade. O nosso conselho é para esquecer as três mais práticas e rumar em direção à zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia para atravessar a D. Luís I, a mais emblemática das pontes – e a mais bonita, se não contarmos com a D. Maria, entretanto desativada.
A luz de Lisboa é mágica. Capaz de encantar poetas, pintores e cineastas, a capital seduz e embala quem nela se aventura. Pelas ruas pitorescas de Alfama, entre miradouros e um mergulho no mar, atravessámos o Tejo para ver a cidade de longe, antes de percorrer as estradas de Sintra, à procura de castelos e de histórias de encantar.
Muitas horas de sol, casas pintadas de cores claras, as colinas e até a calçada portuguesa são algumas das razões que explicam a luz de Lisboa. Também há a localização geográfica privilegiada e o Tejo, o seu refletor natural. A verdade é que o resultado é cinematográfico e contribui em grande parte para o sucesso da cidade enquanto destino turístico mundial.
Quando o sol vai alto, todos os caminhos vão dar ao Sul. Rumo a Portimão, entramos no Algarve pela costa alentejana, parando em todas as praias, sem pressas e ao sabor da vontade. À nossa espera, o areal da praia da Rocha e um quarto com vista para o mar…
Em época de férias, fugimos da autoestrada para gozar a paisagem bucólica do Alentejo. Porque não há melhor forma de conhecer o país do que através das suas estradas nacionais.
Se os SUV compactos estão na moda, o DS 3 CROSSBACK tem uma grande vantagem sobre os rivais: nasceu na capital da moda, em Paris, e isso nota-se no design arrojado, nas cores vivas e no elevado requinte.
Bem-vindo a bordo do DS 3 CROSSBACK, o primeiro SUV compacto da casa francesa. Ponha o cinto e prepare-se para um mundo de inovações tecnológicas e para um nível de elegância e de requinte sem paralelo na sua classe. Por vezes, mesmo em qualquer classe, afinal trata-se do único automóvel do mundo em que faz sentido falar em guillochage Clous de Paris, uma técnica de decoração geralmente associada à alta relojoaria... Oh là là.
O 3 Crossback vem completar a gama da DS nos SUV (Sport Utility Vehicles) compactos, segmento no qual se nota o mais forte crescimento de vendas. E se estes SUV estão na moda é porque prometem muito mais do que um carro “normal”, começando pela maior altura ao solo e pela sensação de liberdade. O ar aventureiro, fruto de umas linhas mais arrojadas, completa essa sensação, algo aqui bem evidente na imponente grelha frontal, no perfil dinâmico da lateral ou no duplo escape simétrico na traseira. Mas, tal como nos desfiles de moda, a tendência é para embelezar este estilo mais desportivo, e o Crossback prima pela elegância e sofisticação, ou não fosse DS abreviatura da palavra déesse, deusa em francês. Trés chic.
Tudo começou num “sapo que virou príncipe”: o boca de sapo foi o DS original, lançado pela Citroën, e rapidamente se tornou num dos mais requintados, falados e desejados automóveis do mundo. E versáteis, cumprindo como viatura oficial do Presidente francês, carro vencedor de ralis, incluindo Monte Carlo e Portugal, e até ambulância de emergência médica.
A lenda do DS é de tal forma forte que o grupo PSA – que junta a Peugeot, a Citroën, e mais recentemente a Opel – decidiu tornar o nome em marca autónoma, para ocupar o lugar de topo na sua oferta. Uma marca definida para aliar os melhores códigos da indústria automóvel à inovação e ao luxo tipicamente francês, tal e qual como o DS original, famoso pelo design e requinte interior, mas igualmente pelas muitas inovações tecnológicas que introduziu, como a suspensão pneumática, ou os faróis direcionáveis, que rodavam com o volante, apontando sempre para onde o olhar do condutor se fixava. O DS 3 CROSSBACK não fica atrás deste legado, introduzindo no segmento uma tecnologia tão luminosa quanto a DS Matrix Led Vision, composta por um conjunto de faróis inteligentes que permitem ao condutor circular sempre em máximos, sabendo que nunca irá ofuscar nem os condutores à sua frente, nem aqueles que circulem em sentido inverso. Isto porque a câmara superior no para-brisas consegue sempre identificar estas situações, direcionando ou modulando a intensidade dos faróis. De todos ou de cada um em separado. Para que possa sempre conduzir com a melhor visibilidade do mundo. C'est magnifique.
Com um estilo parisiense, simultaneamente sofisticado e atraente, o DS 3 CROSSBACK apresenta pormenores incríveis, como os puxadores embutidos nas portas, que apenas se revelam quando o condutor (e a chave) se aproxima.
A barbatana de tubarão, nas laterais, junto ao pilar central, é outro elemento marcante no design, distintivo da concorrência e característico da DS, pois a solução já tinha sido adotada pelo DS3. E não deixa de ser interessante lembrar que se nós conhecíamos o DS original por boca de sapo, nuestros hermanos tinham outra alcunha: tiburón.
As grandes rodas e a distância ao solo elevada oferecem o típico posto de condução de um SUV, e acentuam o ar sport, tal como a possibilidade de combinar várias cores, no tejadilho e corpo central. Algumas das variantes, sobretudo o Gold Imperial, o Azul Millenium e o Vermelho Rubi, sobressaem pela beleza.
O DS 3 CROSSBACK oferece uma experiência de estrada fora do comum, permitindo optar por um comportamento marcadamente ágil e desportivo ou, pelo contrário, confortável e sereno, graças aos vidros mais espessos e a um maior isolamento acústico.
O espaço a bordo é bastante amplo e o sistema hi-fi da Focal oferece 12 altifalantes capazes de produzir um som imersivo e cristalino. Outro toque premium fora do alcance da concorrência.
Estão disponíveis seis motorizações: duas a diesel (1.5 de 100 e 130 cv), três a gasolina (1.2 de 100, 130 e 155 cv) e outra 100% elétrica (E-Tense), a mais avançada dentro do grupo, que oferece já uma autonomia alargada de 320 km (em ciclo WLTP) e a capacidade de carregar 80% da bateria em apenas 30 minutos. Para um veículo deste tamanho, peso, e sem roubar espaço no habitáculo, é obra.
Com a segurança em mente, este Crossback oferece ainda, além da Matrix Led Vision, um inovador sistema de condução autónoma ativo até aos 180 km/h, capaz de posicionar com precisão o veículo na faixa de rodagem, mesmo em curva, e quando o trânsito se intensifica, gerir também as paragens e os arranques.
Inspirado no savoir-faire francês, podemos optar por diferentes revestimentos para o interior, todos com nomes sugestivos como Bastille, Opera ou Rivoli.
O interior é trabalhado com os materiais mais nobres, sendo inclusive o único automóvel do segmento a oferecer a possibilidade de forrar o tablier central a cabedal de alta qualidade, para mais terminado por pespontos em ponto pérola. Mais um exemplo do posicionamento premium e da atenção dada a cada detalhe.
Tal como a entrada do Louvre, o interior do DS 3 CROSSBACK é dominado por pequenas pirâmides, que nos remetem então para o Clous de Paris, esse padrão de guilloché (gravação) que encontramos nos mostradores dos melhores relógios mecânicos. São bem evidentes nos comandos centrais do tablier, nos botões do volante, nas saídas de ar da ventilação e até nos ícones do ecrã central. Mais um elemento que distingue o DS do uniforme da concorrência.
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